Este transformou-se no www.lugaresbacanas.com.
Visite-nos para ver as novidades.
Sete Cidades Parque Nacional - Parques e Reservas Ecológicas - Nordeste - Piauí - Brasil - Americasol.Net
Português English Español
- Info País: Brasil
Estado: Piauí
Local: Nordeste
Temas Geográficos:
Parques e Reservas Ecológicas
Data:
Junho 2002

Formações rochosas bastante peculiares, que parecem-se com seres, animais, objetos e personagens - esta é a principal atração do Parque Nacional de Sete Cidades, situado ao norte do Estado do Piauí, Brasil.

O Parque Nacional de Sete Cidades é palco de lenta transformação planetária que vem acontecendo há 190 milhões de anos. É, portanto, um registro histórico da evolução da Terra, que escapa totalmente ao nosso senso temporal, pois como é possível imaginarmos a cifra de 190 milhões de anos?

Enquanto as esculturas naturais rochosas possuem milhões de anos, o homem deixou sua marca há bem menos tempo: pinturas ruprestes atestam a passagem do homem pré-histórico pela região há cerca de 6000 anos. A pintura da mão de 6 dedos é a mais famosa, seguida da pintura do lagarto. As paredes apresentam também desenhos abstratos e estranhas figuras geométricas.

A região do parque foi dividida em Sete Cidades de Pedra, cada qual possuindo um conjunto peculiar de monumentos geológicos como a Pedra da Tartaruga, A Cabeça do Imperador, Os Três Reis Magos, O Beijo, O Beijo dos Lagartos e o famoso Mapa do Brasil - formação que lembra o mapa brasileiro.

Entrecortado por dois ecossistemas: Cerrado e Caatinga, o Parque Nacional de Sete Cidades abriga rica flora e fauna, de ambos ecossistemas.

O Parque tem a capacidade de provocar-nos uma curiosa sensação de mistério, pois apesar de sabermos que o simbolismo contido nas rochas é formado por elementos naturais como a chuva e o vento, temos a impressão de que as figuras foram construídas pelo próprio homem.


©Fóton Multimídia 2002 - . Todos os Direitos Reservados.